10 de abril de 2011

Os homens e o terno

O post da vez é dedicado aos homens, exclusivamente pra vocês! Adoro acompanhar a visitação do Blog (já chegamos na casa das 16000!), pra saber quais são os posts mais acessados e seguir um “padrão” com os assuntos que vocês mais gostam. Ultimamente tenho percebido que o post sobre as gravatas slim tem ganhado muitos leitores, então decidi fazer uma continuação no assunto.
A verdade é que para os homens basta um terno, guerreiro de todas as festas, certo? Erradíssimo! Você, bom moço e que gosta de estar elegante não deve ter apenas um terno, a moda muda, e dependendo do corte e estrutura física, modelagens diferenciadas valorizam seu corpo e mudam sua aparência para melhor.

Os ternos passaram por grandes mudanças no decorrer das décadas. O responsável pela vestimenta, foi o rei Luís XIV, que no séc. XVII começou a usar a peça que daria início a moda masculina. 


Com o passar dos anos, o terno foi se adaptando ao dia-a-dia do homem, se tornando uma peça essencial e até obrigatória. Ganhou apenas quatro botões e fechamento transpassado. Feito de materiais como lã, e silhueta ampla reta, sem cintura. Foi somente a partir dos anos 70, com forte influência do Rock’n Roll, ganhou uma silhueta mais justa pra se adaptar ao lifestyle masculino, com tecidos mais leves e cores diferenciadas do preto.

Nos anos 80, o terno regrediu. Com um ar mais sóbrio, a modelagem ficou mais larga e ganhou silhueta quadrada, ombros maiores, mais tecido e menos cor. A peça perfeita para executivos em seus escritórios.


Foi somente nos anos 90 e início de 200 que o terno voltou a ter a silhueta mais justa, o número de botões diminuiu e as cores puderam se mostrar. O homem passou a ter menos medo de ousar. 
 Silhueta justa e linhas alongadas fazem a moda nos ternos. O número de botões diminuiu, passando a ser no máximo dois. Silhueta alongada, ombros estruturados e no lugar, e comprimento mais curto são pontos cruciais para homens modernos.
Não tenha medo de ousar, misturar e experimentar estampas. A gravata borboleta também tem lugar em produções mais ousadas.


O estilista brasileiro Ricardo Almeida é mestre em ternos, desenhando roupas para todo tipo de homem. Foi ele o responsável pelo guarda-roupa impecável do nosso Presidente Lula. As grifes Dolce & Gabbana e Gucci são mestre em ternos sofisticados e cheios de estilo, sem dúvidas são os queridinhos dos fashionistas.





Não poderia deixar de citar nosso maravilhoso Chuck Bass, perito no assunto moda masculina!


Então rapazes, vale a pena investir?

Um comentário:

  1. Adoro homens de terno e afins, ainda bem que o estilo até então particular dles se estendeu pra nós mulheres...bjs Carol.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails