27 de setembro de 2010

Profissões da moda: Parte II

6) Figurinista:

O que faz: Monta o figurino e estilo de personagens de novela, filmes e peças de teatro. Trabalho em publicidade e programas de TV, é responsável pelo estilo de personagens que acabam virando mania nacional.

Onde atua: nos bastidores das filmagens de filmes, novelas, peças ou comerciais.

Precisa: conhecer muito bem a história da moda (não dá pra colocar roupas curtas em personagens da década de 50 por exemplo), o que pode se tornar tendência, entender as proporções do corpo e valorizar o ator.

Conselho: estudar, observar muito! Somente estagiando que você consegue aprender muita coisa.

7) Gerência de produto:


O que faz: escolhe as peças que serão produzidas em grande escala por magazines, acompanha desde a escolha da etiqueta até as embalagens. A sua principal obrigação é saber o que vai vender bem e ter aceitação do público.

Onde atua: na rede interna de grandes lojas e magazines.

Precisa: estar muito ligada ao mundo da moda e principalmente no dia-a-dia, pra juntar o fashion com o confortável. Ser líder, dinâmica, organizada, ler muito, saber coordenar bem uma equipe e cobrar resultados.

Conselho: você precisa conhecer e estudar muito o produto que irá vender, saber profundamente o que você estará produzindo, se identificar com o trabalho e ser muito observadora.

8) Marketing de moda:



O que faz: é responsável pela imagem e propaganda do produto, elabora estratégias de venda e ações que vão marcar a cara do produto. Deve saber o público alvo, estilo do produto, por exemplo, não fazer propaganda em uma boate se o produto for clássico. Mas se uma marca clássica quiser mudar de público e investir em compradores mais jovens, o responsável pelo marketing é quem deve pensar em estratégias que façam as pessoas associarem o nome da marca a algo mais descolado

Onde atua: grandes marcas investem na propaganda e marketing, e marcas menores contratam a consultoria do profissional.

Precisa: saber se relacionar com outras pessoas, ser criativo para levar novidade aos consumidores, trabalhar em equipe, viver antenado, principalmente na concorrência.

Conselho: procure estágio em empresas que além da remuneração, irão oferecer conhecimento e aprendizado.

9) Desenvolvimento de coleções:


O que faz: organiza e determina a quantidade, opções e tamanhos que vão existir na coleção de uma marca. Trabalha diretamente com o estilista, mas não está envolvido no processo de criação.

Onde atua: grandes magazines contratam esse tipo de profissional, mas marcas menores pedem a sua consultoria.

Precisa: ser dinâmica e organizada. É bom que esteja atenta às tendências de moda. Mas deve ficar atento, o que funciona na passarela não necessariamente vai funcionar na rua.

Conselho: fique atenta aos veículos ligados à moda, nas novidades, nos produtos procurados pelas pessoas, o que está em alta.

10) Booker:



O que faz: descobre e orienta modelos para trabalhos, descobre e orienta meninas para profissões, é preciso ser atento às exigências do mercado.

Onde atua: é contratado por agências para descobrir novas modelos, atuam principalmente em grandes cidades.

Precisa: estar sempre de olho no mercado da moda, nas exigências do contratante, ser observador.

Conselho: observe revistas, programas, desfiles e fique atento aos requisitos dos casting, para poder encaminhar um modelo compatível com o trabalho.

11) Maquiador e cabeleireiro:


O que faz: trabalha em desfiles e photoshoots maquiando e fazendo penteados nos modelos de acordo com o pedido do contratante.

Onde atua: em desfiles, agências, revistas.

Precisa: saber várias técnicas e estar sempre ligado às tendências e lançamentos de cosméticos.

Conselho: pratique, estude, observe. Faça em você mesmo os penteados e maquiagem, teste produtos, peça estágio em salões.



11) Fotógrafo:


O que faz: books, produz ensaios, fotografa para grifes e revistas.

Onde atua: em estúdio próprio ou é contratado por revistas e grifes para fazer a campanha da sua marca.

Precisa: ser criativo, saber lidar com modelos, ter experiência e ser cuidadoso.

Conselho: prática e observação é fundamental. Um bom fotógrafo precisa saber comandar a sessão de fotos, orientar a modelo e ter técnica.


Carolynna Mesquita Pinheiro,
Mode et du Luxe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails