25 de julho de 2010

Profissões da moda: parte 1

A maioria das meninas já sonhou em ser a próxima top model, ou já pensou em customizar alguma roupa e vive sonhando com o mundo fashionista. Mas não existe somente a modelo e o estilista, o mercado de profissões relacionadas à moda é extenso, não tão glamouroso assim, e se não deu pra ser modelo, ou seus dotes de desenhista não são muito bons, você pode trabalhar em alguma profissão relacionada. Por trás dos desfiles glamourosos, uma equipe tem que trabalhar para fazer acontecer o que nós vemos. Vou te apresentar algumas profissões do mercado mais fashion, divididas em alguns posts! Mas antes, você precisa conhecer um pouco sobre a faculdade de moda.

- dura de 2 a 4 anos, dependendo do curso;
- tem provas tão tradicionais quanto as de quem está sentado nas faculdades de medicina ou de direito;
- além de aulas de desenho e história da moda, também tem disciplinas obrigatórias de antropologia, tecnologia têxtil e ergonomia (para você entender o formato do corpo e fazer roupas mais confortáveis);
-deve sempre vir acompanhada de um bom estágio, no qual você vai ralar ainda mais.

Já deu pra ver que não é tão fácil quanto parece, né? Então, vamos a lista de profissões:

1) Estilista:


O que faz: cria roupas. É a profissão pra quem quer fazer moda, gosta de se expressar. Trabalhando na criação, o estilista tem mais liberdade de expressão e ganha aura de artista.

Onde atua: alguns têm como investir em marca própria, com total liberdade para fazer o que quiser. Mas muitos trabalham para grandes marcas ou magazines. Uma dica é ficar atenta às grifes de moda jovem, como Ellus, Triton, Forum e Cavalera, que sempre abrem vagas para novos estilistas.

Precisa: muita criatividade, saber desenhar, conhecer profundamente modelagem e tecidos (caimento, peso, propriedades), estar sempre ligada nas tendências.

Conselho: estar sempre antenada às tendências, quanto antes você começar a trabalhar, melhor.

2) Modelo:



O que faz: tem a função de vender a peça do estilista, é como um manequim vivo que desfila um produto. Existem as modelos de passarela ou fotográficas. As de passarela desfilam as roupas, e as fotográficas devem vender as roupas por catálogos.

Onde atua: a menina que quer ser modelo precisa procurar uma agência de confiança e se agendar. A partir do book que a agência vai fazer, essa menina começa a atuar no mercado de trabalho, conforme for selecionada para casting.

Precisa: ter uma boa altura, o mínimo é 1,70. Tem que ser magra, mas não esquelética, se alimentar de forma saudável e ter a pele bonita e tratada. Também existem modelos GG, que são as mais cheinhas.

Conselho: pratique, veja fotos e revistas, seja criativa. Ninguém quer contratar uma modelo que copie outras, é preciso um andar certo e marcante, expressão e atitude.

3) Modelista:

O que faz: transforma os desenhos do estilista (chamado de croqui) em uma peça tridimensional, de papel que vai virar a primeira peça de roupa, chamada modelo-piloto. Também tem quem faça os croquis e já monte a peça, fazendo as funções de estilista e modelista.

Onde atua: dentro dos ateliês de criação das marcas. É uma profissão de bastidores, sem muito glamour.

Precisa: entender de tecidos, caimentos, acabamentos, costura, além de dominar matemática e geometria.

Conselho: treine muito em casa, corte, corte, corte. A prática é o que leva à perfeição.

4) Stylist e produtora de moda:

O que faz: a stylist é quem cria o conceito visual para editorias de moda, desfiles, e até celebridades (que nesse caso, se chama personal stylist). Ela trabalha diretamente com a prosutora de moda, que é quem vai atrás das peças para montar o look.

Onde atua: em geral são autônomos, não têm emprego fixo e trabalham para várias marcas. Se você está começando, é legal que tente ser assistente de alguém que entenda e tenha nome no mercado.

Precisa: a stylist tem que ser ligadas em tendências e super criativa. Já a produtora tem que ser cuidadosa e ágil, pois as peças na maioria das vezes são emprestadas e precisam voltar intactas.

Conselho: paciência! Não é de um dia para o outro que você vai conseguir criar seu nome, isso pode demorar algum tempo.

5) Jornalista de moda, editor de moda:

O que faz: opina sobre as coleções de estilistas, freqüenta as primeiras filas de desfiles, além de dar dicas de moda para sites, jornais e revistas. Critica desfiles e explica as tendências no mundo. É uma profissão mais glamourosa.

Onde atua: em veículos de comunicação.

Precisa: escrever bem, dominar o inglês (fundamental hoje em dia, o mercado de moda é bem maior fora do país), estar ligada no que acontece no mundo e saber se comunicar bem com o leitor (não dá para escrever termos muito técnicos se o tipo de leitor não entender o que você escreve).

Conselho: estudar muito! Quanto mais conhecimento de moda você tiver, mais ferramentas você terá na hora de trabalhar como editora de moda.


Carolynna Mesquita Pinheiro,
Mode et du Luxe

5 comentários:

  1. Qual dessas você vai seguir? Aposto que você se sai bem em qualquer uma :D

    ResponderExcluir
  2. Ah, obrigada! Pretendo ser editora de moda, estou fazendo de tudo pra isso! haha

    ResponderExcluir
  3. aawn, adorei esse post! sempre quis saber qual era a diferença entre essas carreiras, e adorei os conselhos.
    O blog tá muito legal, entro todos os dias =x
    hahahahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  4. gostei mto do blog parabens! para a dona
    gostei da profissão editora de moda

    ResponderExcluir
  5. gostei mt :)sou designer de moda (estilista) e agora tou a começar como produtora de moda e stylist que é bem diferenta da criação mas acaba por ser tb uma forma diferente de criar!! apaixonada completamente pelo inicio da peça, criação e final da peça até á venda!! hehe e gostei muito do que li ;)

    Liliana Francisco l&i
    http://designerlii.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails